.comment-link {margin-left:.6em;}

sexta-feira, abril 27, 2007

 

Zeca Afonso

Foi, sem dúvida, uma figura notável na música e também com influência na vida política do nosso país.
As suas canções tinham letras que eram verdadeiras mensagens e faziam críticas cáusticas a certas situações que então existiam.
Para além de ser detentor de uma voz penetrante, muito sensível e harmoniosa, Zeca Afonso, grande opositor da repressão e opressão, das desigualdades sociais e de tudo o que lhe parecesse ser injusto e desumano, foi um elemento essencial na resistência antifascista.
E não precisou de se deixar acorrentar a qualquer partido. Dizia mesmo que “ O Comité Central era ele próprio”!
Homem sempre desalinhado das convenções sociais e dos hábitos normais, Zeca Afonso foi um lutador incansável por uma sociedade mais tolerante, mais igual e solidária.
Mesmo sofrendo a perseguição do regime salazarista, mesmo sofrendo privações e grandes, o que sempre mais lhe interessou foi levar, através das canções, um grito de protesto, de indignação junto do povo que uma elite presunçosa e medíocre teimava em subjugar.
O Zeca foi um cantor de sucesso, não pelo que ganhou, mas pelos seus dotes de cantor e pela acção pedagógico-política que, durante anos fez.
Por isso, ao invocar e exaltar-se o 25 de Abril, tem de lembrar-se um dos que mais ajudou a criar o espírito de Abril e a contribuir para as condições necessárias à Revolução dos Cravos.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?