.comment-link {margin-left:.6em;}

quarta-feira, julho 04, 2007

 

Cortejo das Freguesias; O Festival de Música; O Festival de Cinema; A Gala dos Pequenos Cantores

Um dos eventos que, noutros tempos, se costumava realizar na Figueira era o chamado Cortejo das Freguesias num dos dias de Agosto e que desfilava na Avenida 25 de Abril.
Era uma forma de mostrar aos veraneantes as actividades profissionais e culturais, os usos e costumes das nossas freguesias.
Vinham os ranchos e vários carros enfeitados com simplicidade onde se podiam ver referências àquelas actividades que mais se exerciam nos lugares que representavam.
À Câmara tal cortejo não custava muito. Custava, sim, motivar as freguesias!
Por que não vir a repetir esse evento?!
Sob a direcção do categorizado pianista Sequeira da Costa realizou-se, durante muitos anos o Festival de Música nesta cidade.
E o certo é que por aqui passaram os melhores músicos, normalmente pianistas, do mundo.
Mesmo sem, nessa altura, haver boas condições (salas condignas, com boa sonoridade e comodidade) a verdade é que o Festival se fazia e de ano para ano despertava maior interesse, sendo mais numeroso o público que a ele assistia.
Agora, com o CAE, há boas condições para fazer reviver esse Festival.
Claro que os eventos culturais variados que se têm realizado naquela casa nada têm a ver com o Festival de Música clássica de que falamos.
E o certo é que em várias localidades do país há Festivais desse género já tradicionais e que continuam a despertar muito interesse.
Por que não pensar-se com tempo em voltar a fazer na Figueira um Festival de Música?
E por que não também fazer reviver o Festival de Cinema, talvez, claro, em moldes diferentes daqueles em que se realizou, durante mais de 30 anos, nesta cidade?
Já agora volto a falar no interesse da Gala dos Pequenos Cantores, que trazia à nossa terra muitos pequenos cantores, de várias nacionalidades, cujas actuações eram transmitidas mais tarde por televisões estrangeiras.
E como, na organização havia o cuidado de proporcionar aos “ cantores” e seus familiares passeios para mostrar a Figueira, esta aparecia também nas televisões de diversos países.
A já saudosa Rita Lopes e o Sanção Coelho coordenavam uma esforçada equipa, na realização daquele evento, que tanto êxito veio a ter.
Não nos parece que nada daquilo que aqui dizemos não se possa fazer e com menos gastos do que se vai fazendo agora, pois todos os eventos referenciados tinham por base o trabalho e a dedicação dos próprios funcionários da Câmara.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?