quinta-feira, agosto 23, 2007
Educação de crianças com deficiência
A política que vai ser seguida pelo Ministério da Educação é a de não serem encaminhados para as escolas de educação especial os jovens deficientes.
Quer isto dizer que se pensa colocar nas escolas de ensino regular estes jovens.
Só que, segundo afirma a Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social há que criar as condições necessárias para ser eficaz o princípio que o Ministério quer impor.
E muito há a fazer quanto a esse ponto, pelo que deve atender-se a um razoável período de mudança para que não surjam hiatos nos apoios às crianças.
Claro que vai ser difícil introduzir tal sistema, não se descortinando bem como, pelo menos, em relação a certas disciplinas poderá obter-se bom resultado.
Como pode leccionar-se a um surdo-mudo, por exemplo, a disciplina de Filosofia, mesmo com o auxílio de terapeutas?
Embora possa haver quem concorde com o princípio da escola do ensino regular ser para todos, o que é preciso é saber salvaguardar que o ensino com deficientes não prejudique os alunos quer não o são. E isso será muito difícil.
Aliás acresce que a maior parte das escolas não têm sequer as condições físicas para acesso e movimentação dos deficientes.
Quer isto dizer que se pensa colocar nas escolas de ensino regular estes jovens.
Só que, segundo afirma a Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social há que criar as condições necessárias para ser eficaz o princípio que o Ministério quer impor.
E muito há a fazer quanto a esse ponto, pelo que deve atender-se a um razoável período de mudança para que não surjam hiatos nos apoios às crianças.
Claro que vai ser difícil introduzir tal sistema, não se descortinando bem como, pelo menos, em relação a certas disciplinas poderá obter-se bom resultado.
Como pode leccionar-se a um surdo-mudo, por exemplo, a disciplina de Filosofia, mesmo com o auxílio de terapeutas?
Embora possa haver quem concorde com o princípio da escola do ensino regular ser para todos, o que é preciso é saber salvaguardar que o ensino com deficientes não prejudique os alunos quer não o são. E isso será muito difícil.
Aliás acresce que a maior parte das escolas não têm sequer as condições físicas para acesso e movimentação dos deficientes.