.comment-link {margin-left:.6em;}

domingo, agosto 26, 2007

 

Uma doação de Maria Jarra

Foi há já dez anos que faleceu com 85 anos, uma mulher modesta mas, sem dúvida, de referência na vida de Buarcos, mulher que muito se dedicou a preservar e salvaguardar os usos e costumes daquela terra de pescadores.
Sobretudo, era ela quem mais tinha em seu poder trajes tradicionais, alguns mesmo centenários.
Quem quisesse conhecer algo sobre o folclore Buarcosense ou a história antiga daquela vila tinha que ouvir a D. Maria Jarra.
Agora, os seus herdeiros, cumprindo a vontade de sua mãe, fizeram doação do seu valioso espólio à Câmara Municipal composto por mais de uma centena de peças de vestuário, com destino ao Núcleo Museológico do Mar em Buarcos.
Ao acto da assinatura do respectivo documento de doação assistiram, além dos doadores, os Vereadores Teresa Machado e Lídio Lopes, tendo aquela proferido palavras de reconhecimento e referindo-se elogiosamente à acção sempre meritória de Maria Jarra em todas as iniciativas que pudessem prestigiar Buarcos.
Eu, que muitas conversas tive com aquela simpática e saudosa Senhora, sempre muito interessantes e valiosas, em que aprendi muito sobre as gentes de Buarcos, os seus mais antigos usos e costumes, presto aqui homenagem à sua memória, recordando-a sentidamente.

Comments:
Como filha de Buarcos que eu sou, adorava ouvir gente como esta "simpática e saudosa senhora" contar e cantar as "estórias" mais belas desta terra... é a pessoas assim que temos todos de agradecer o facto de as tradições prevalecerem.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?