.comment-link {margin-left:.6em;}

sábado, setembro 22, 2007

 

A indignação dos Bispos

O Ministério da saúde, segundo foi noticiado, aprovou um regulamento de assistência religiosa nos hospitais.
E por ele limita-se muito a intervenção dos padres católicos junto dos doentes.
Assim: “ o doente tem que manifestar por escrito o desejo de ter acompanhamento religioso, tendo ainda de identificar o seu credo religioso no momento em que é internado”.
Acresce que os doentes apenas podem ter a assistência religiosa no horário das visitas.
Ora, estas novas regras são desajustadas à realidade, pois, na verdade, pode acontecer que, quando de um internamento, o doente não estar em condições de declarar ou escrever nada quanto à assistência religiosa.
E também esta assistência pode não esperar pela visita normal dos doentes!
Por fim, os Bispos estranharam já que o regulamento referido se desvie muito do que tinha obtido consenso em reuniões entre os representantes da Igreja e do Governo, havendo alterações profundas feitas unilateralmente.
Se há já muito é aceite e bem a assistência pelos agentes de outras confissões religiosas, para além da católica, também os representantes dessas confissões devem, decerto, indignar-se com as novas regras do regulamento da assistência religiosa dos hospitais.
Estamos em crer que tal regulamento virá a ser modificado, tendo sobretudo em atenção o que mais interessa aos doentes, não os privando do oportuno conforto espiritual que desejam.

Comments:
As convicções religiosas de cada um são de carácter íntimo, o que é reconhecido e salvaguardado pela própria Constituição.
Assim, parece-me que a assistência religiosa a um doente deve ser rodeada da privacidade devida às coisas íntimas, incompatível com a "feira" da hora das visitas.
Mais uma vez temos uma legislação desnecessáriamente atabalhoada, demonstrativa da falta de conhecimentos e sensibilidade dos seus autores.
Claro que estas considerações se referem a toda e qualquer opção religiosa
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?