.comment-link {margin-left:.6em;}

sábado, setembro 29, 2007

 

Novo líder do PSD

Luís Filipe Menezes ganhou, por significativa margem as eleições directas do seu partido ( arrecadou mais 11% de votos que Marques Mendes).
De registar a grande afluência de votantes, apesar de muitos militantes terem sido excluídos dos cadernos eleitorais, o que motivou uma enorme polémica no interior do PSD.
A partir de agora, ainda que vencedor e vencido tenham apelado à unidade dos sociais-democratas, estamos, porém, convencidos de que será muito difícil, depois de tantas e pessoais acusações recíprocas.
Ninguém pode ignorar que o partido se dividiu, distanciando-se as duas facções e extremando-se posições.
Houve até já alguns sociais-democratas que disseram que o PSD está em cacos!...
Não será bem assim e vamos decerto assistir a várias diligências e movimentos para uma reaproximação entre os dois grupos que participaram nas candidaturas concorrentes.
Mas é certo que se estabeleceu um grande mal-estar no interior do maior partido da oposição.
E será mau para a democracia que o PSD não surja unido e forte no cumprimento do seu dever de fiscalizar e criticar, quando preciso, a acção governativa.
Há, porém, que aguardar a conduta do novo líder social-democrata, que não deixará de ter um método diferente do de Marques Mendes para fazer oposição.
Uma dificuldade ele terá: como não é deputado não poderá enfrentar o Primeiro-Ministro e o Governo no Parlamento, tendo que conseguir quem o “ represente” ali e a escolha!
Por fim, deve dizer-se que os “ barões ou notáveis” do PSD cuja maioria apoiou Marques Mendes não tiveram, pela primeira vez, influência para levar os militantes de base a votar Marques Mendes!
Qual será a sua posição futura? Distanciam-se do partido, não se mostrando interessados na vida política activa ou “ puxarão dos galões” e conseguirão impor-se de novo, pouco a pouco?!

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?