.comment-link {margin-left:.6em;}

segunda-feira, setembro 24, 2007

 

O primeiro Congresso Republicano

Em 6 de Outubro, vão ser assinalados em Aveiro os 50 anos sobre a realização do 1º congresso republicano, que reuniu os opositores à ditadura salazarista.
E a comemoração desse evento, que agitou a vida política nacional terá lugar no Teatro Aveirense, onde precisamente em 1957 ocorreu aquela reunião.
As maiores figuras da oposição democrática estiveram presentes naquele Congresso, só possível, aliás, porque o então Governador Civil de Aveiro, Dr. Vale Guimarães, deu a autorização para a realização do Congresso, o que lhe valeu cair em desgraça perante o regime, sendo pouco depois substituído.
Agora, na comemoração do aniversário do 1º Congresso serão homenageados Mário sacramento, João Sarabando, João Seiça Neves, Manuel das Neves, Costa e Melo, Horácio Briosa e Gala e Álvaro Seiça Neves que foram os organizadores daquele Congresso, para o que foram precisas muita coragem e determinação para vencer as dificuldades que, evidentemente, foram levantadas à realização do referido Congresso.
Depois deste houve mais dois Congressos, o último em 1973, que constituiu, digamos assim, um evento precursor do 25 de Abril.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?