.comment-link {margin-left:.6em;}

segunda-feira, outubro 29, 2007

 

Um livro sobre a vida de Mª de Lurdes Pintasilgo

Esta grande Senhora, Primeira-Ministra no 5º Governo Constitucional, foi agora objecto de um livro hoje lançado, em que se foca principalmente a sua actividade política.
Porque pertenci a esse governo – o que muito me honra – tive oportunidade de conhecer bem os seus muitos méritos (vasta e eclética cultura, fidelidade aos valores morais e sociais, desejo intenso de ser útil ao país, democrata sincera, defensora intransigente das liberdades e direitos fundamentais, humildade mas firmeza quanto às suas convicções).
Estive presente em vários conselhos de ministros e apreciei a forma muito inteligente e eficaz como dirigia os trabalhos, revelando a sua grande preparação em todas as matérias discutidas.
O governo da Engenheira Pintasilgo embora se pudesse ficar como de mera gestão, a verdade é que foi, sim, de muita acção principalmente legislativa.
Foram muitos os diplomas legais aprovados, grande parte com reflexos sociais, diplomas, aliás, que logo foram suspensos após a posse do governo seguinte de Sá Carneiro, mas que depois vieram a ser “ reabilitados”, digamos assim e ainda hoje alguns estão em vigor.
Por exemplo: a criação do Instituto do Emprego e Formação Profissional, a criação de um sistema mínimo de segurança social abrangendo todos os cidadãos, a criação das Comissões de Coordenação Regional, etc.
Foi, efectivamente, um governo marcante na vida política portuguesa.
Nesta ocasião em que é lançado um livro sobre a vida da Engenheira Mª de Lurdes Pintasilgo, sinto ser um meu dever imperioso prestar-lhe homenagem com a maior sinceridade.
Ela foi uma personalidade de enorme prestígio nacional e internacional, pois esteve sempre uma relevante participação em colóquios e fóruns realizados em várias partes do mundo.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?