.comment-link {margin-left:.6em;}

segunda-feira, janeiro 28, 2008

 

Infeliz comparação!

Num recente convívio de sociais-democratas, o deputado do PSD Mendes Bota atreveu-se a comparar a ASAE à polícia política do tempo de Salazar.
Aquele político decerto não conhece o que foi a actuação da PIDE, com repressão violenta com devassas domiciliárias constantes e ilegais, com agressões físicas nos presos políticos, com desrespeito pelos direitos humanos, com perseguições nas profissões, com mortes até.
A PIDE, de muito má memória foi o sustentáculo de um execrando regime ditatorial, infundindo o medo nos locais de trabalho, nas escolas, nas casas de espectáculo e também em lugares públicos em que os pides estavam presentes quando suspeitavam de ali se encontrar quem não era adepto da política vigente.
A comparação que Mendes Bota fez foi manifestamente infeliz e só se explica pelo populismo do actual PSD, que quer aproveitar o descontentamento dos que têm sido fiscalizados pela ASAE.
Esta entidade, embora talvez tenha agido com exagero e até algum mediatismo, tem a finalidade de combater crimes como o da contrafacção, o do contrabando, a venda ilegal de vários produtos, o da falta de condições higiénicas nas cozinhas dos restaurantes e estabelecimentos hoteleiros e comerciais.
E a existência da ASAE não pode deixar de se considerar como necessária e, no presente, oportuna, reprimindo abusos que até agora passavam sem sanção.
Comparar a ASAE à PIDE não é próprio sobretudo de um deputado.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?