.comment-link {margin-left:.6em;}

quinta-feira, fevereiro 07, 2008

 

Má informação?!

Dom Duarte Nuno, embora contestado por certa facção monárquica que não o reconhece como herdeiro da coroa portuguesa, tem-se afirmado como tal.
E nessa qualidade tem sido tratado mesmo por instituições do Estado, apesar de se estar num regime republicano.
Tem recebido aceitação, tolerância e até manifestações de respeito por parte do poder instituído.
Mas, numa entrevista recente a um jornal, dispôs-se a dizer que a República foi um desastre para o país!
Não acreditamos que Dom Duarte Nuno desconheça a situação caótica em que Portugal se encontrava no reinado de D. Carlos não só de ordem económica-financeira mas também política com uma feroz ditadura de João Franco com a qual o rei pactuou dando-lhe cobertura incondicional.
O povo não tinha informação e participação política, o analfabetismo era em elevada percentagem, a instrução era só para alguns privilegiados.
Grande parte do povo vivia na miséria, mesmo com fome, enquanto uma classe privilegiada gozava as melhores “ benesses” da Coroa!
Mesmo internacionalmente o nosso país estava seriamente desacreditado.
A república surgiu naturalmente como um grito de justificada indignação e de aceitável revolta, tantos eram os abusos de vária natureza cometidos quase sempre em benefício daquela classe.
Foi, sim, a monarquia, ou quem então não a servia bem, a causadora do movimento republicano, sendo necessário e urgente que os portugueses reabilitassem a Nação muito empobrecida e desprestigiada, sem perspectivas de um futuro próspero.
Claro que, depois da implantação da República houve muitas dificuldades para a consolidar.
A democracia encontra sempre obstáculos, sobretudo quando se sai de um regime que, durante muitos anos, reprime a liberdade e despreza os fundamentais direitos humanos.
Mas essas dificuldades internas, com a luta entre partidos e com a acção saudosista do movimento monárquico não evitaram que Portugal “ renascesse” e ocupasse um bom lugar na comunidade internacional.
Foram precisos muitos anos, com a ditadura de Salazar pelo meio, para que no nosso país se instalasse e consolidasse um regime republicano democrático, o que aconteceu após a Revolução do 25 de Abril.
Ninguém de boa fé pode negar as grandes reformas da chamada 1ª República nos sectores da Educação, da Justiça, da Saúde e da Assistência Social.
E ninguém de boa fé pode negar que hoje há uma melhor qualidade de vida dos portugueses afirmando-se cada vez mais o prestígio do nosso país no meio internacional.
Portanto, Dom Duarte Nuno conhecedor como deve ser da história dos últimos tempos da monarquia não pode, não deve considerar a República como um desastre para o país comos e fosse boa a situação anterior!

Comments:
O meu caro está mal informado,

1º não é D. Duarte Nuno, mas D. Duarte Pio (D. Duarte Nuno era o pai do actual e morreu em 1976)

2ºnão existe qualquer contestação...existe é um bando de ex-monarquicos que por questões financeiras venderam-se...uns para estrangeiros e outros para republicanos..o plano é o mesmo descredibilizar a Causa Real

3º A 1º República foi efectivamente o caos...durou apenas 16 anos e foi substituida por um estado autoritário...e com o apoio do povo!...não dissesse isto tudo, convém lembrar que a implantação do Estado Novo foi objecto de sufrágio..a razão porque ganhou e durou quase 50 anos sem oposição credivel reside no engodo que foi a 1º república

Em 1921 o nivel de vida de cada português estava ao nível dos portugueses das invasões napoleónicas...Lisboa foi sitiada e bombardeada pelo exercito várias vezes (a 1º em 1911)..as "liberdades constitucionais" foram suspensas várias vezes...Ditaduras várias e interminaveis lutas civis entre grupos politicos

Claro que desconhece esta visão (so a encontra em manuais de especialidade académica) mas o que se ensina nas escolas é a visão que fundamenta o actual regime...nunca poderiam dizer a verdade sem enfrentar contestação séria

Até o meu caro amigo está chocado com a enormidade a ponto de pensar que é óbvia mentira...mas não é...infelizmente é verdade!

bem haja
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?