.comment-link {margin-left:.6em;}

sexta-feira, março 21, 2008

 

Lamentável cena na televisão

Numa escola do Porto, uma aluna reagiu com violência quando a professora tentou tirar-lhe um telemóvel.
Violência que se traduziu em fortes empurrões e mesmo agressão, além de palavras (ou melhor gritos) desrespeitosas, e impedindo à força que a professora fugisse da sala.
Lamentável cena que um outro aluno filmou e que, mais tarde foi transmitida na televisão!
Mas há que realçar também negativamente as gargalhadas dos outros alunos que estavam na sala, o que revela a insensibilidade daqueles jovens perante o que estavam a ver!...
Segundo notícias ontem publicadas, no último ano escolar houve cerca de 200 agressões a professores, para além de ameaças e injúrias de que também alguns pais foram autores.
Hoje, não só os docentes têm um desumano período de trabalho diário nas escolas e também nas suas casas, mas, pelo que vai acontecendo, a sua profissão é já de risco, à mercê como estão dos desvarios dos alunos e de alguns seus pais, que querem que os seus “ meninos” passem de ano sem merecerem!
Os professores vão tendo justificado receio de exercerem autoridade, os alunos perderam-lhes o respeito e comportam-se na escola como muitas vezes em suas casas onde não há a educação que se impõe e onde não há também o culto dos valores e princípios éticos.
Aonde se irá parar?!
E a quem se pode atribuir a culpa?
Por um lado , ao que presentemente acontece nas escolas em que se facilita aos alunos a passagem de ano para que baixe, ainda que artificialmente, o insucesso escolar, o que leva os jovens a “ dispensarem” os ensinamentos dos mestres e a não os tratarem com o respeito devido.
Por outro lado, os pais – não todos, claro – sem tempo para uma assídua assistência aos filhos julgam que podem “ comprar” a sua amizade, fazendo-lhes as vontades todas, cumulando-os de mimos materiais.
Ou voluntária ou forçadamente pelas circunstâncias os pais não dão aos filhos o apoio moral que se impõe e eles vão crescendo “ sem rei nem roque”.
Repete-se: aonde se irá parar?

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?