.comment-link {margin-left:.6em;}

segunda-feira, março 31, 2008

 

O governo e o povo

Só em ditadura se pode governar contra o povo, usando da opressão e repressão, dos mais sofisticados meios de violência, de perseguição e de humilhação pessoal, da prisão e, por vezes, mesmo do assassinato.
Só em ditadura se pode decidir quanto a medidas sociais e estruturais sem dialogar com os vários sectores em que se pretende aplicar essas medidas, decidindo-se com autoritarismo, com prepotência, com a violação até dos direitos humanos fundamentais.
Mas, como nos ensina a história política, as ditaduras mais cedo ou mais tarde são vencidas, porque a vontade do povo nunca acabará por ser destruída.
Por vezes, porém, nas democracias, que essencialmente são o contrário dos regimes totalitários, não se atinge a perfeição e o poder exerce-se com alguns sinais de despotismo.
E isso deve-se aos homens que servem a democracia, por natureza imperfeitos, lamentavelmente desejosos de se afirmarem na cena política, havendo mesmo alguns que preferem a concretização de interesses pessoais mais do que, realmente, um trabalho sério e abnegado pelo bem comum.
E não se culpe, pois, o regime democrático, culpe-se, sim, quem, embora legitimado pelo sufrágio popular atinge o poder.
É que o funcionamento da democracia é, na verdade, difícil, sendo mais fácil por vezes governar com “mão de ferro” mandando “ às urtigas” o diálogo, o propósito de alcançar um consenso quanto a algumas questões, desprezando uma cuidadosa reflexão sobre as melhores soluções e não aceitando opiniões de outrem.
Ninguém tem, efectivamente, toda a verdade e razão consigo!
Daí que o poder democrático deva ser exercido com humildade e nunca com arrogância.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?