.comment-link {margin-left:.6em;}

terça-feira, março 18, 2008

 

O Iraque há 5 anos

Foi na cimeira dos Açores, em que participou Durão Barroso então primeiro-ministro de Portugal, que se decidiu fazer a guerra no Iraque.
Os Estados Unidos da América do Norte e o Reino Unido foram os principais autores dessa guerra, muito embora naquela cimeira estivesse também o primeiro-ministro de Espanha, Aznar.
Na altura, deu-se como justificação de haver no Iraque armas de destruição em massa, o que mais tarde não veio a confirmar-se, tendo já sido reconhecido pelos responsáveis pela guerra terem sido enganados pelas informações da CIA!
Mas também então se disse que era preciso lutar contra o terrorismo, mas a verdade é que a guerra em solo iraquiano veio, sim, provocar mais actos de terrorismo.
Enfim, o certo é que o Iraque ficou destruído, foram muitos milhares os mortos e ainda hoje não há paz naquele país.
Acabou-se com a ditadura feroz de Saddam Hussaein, que foi julgado “ à pressa” e condenado á morte por enforcamento, morte que teve até honras de transmissão televisiva para todo o mundo!
Mas, a poderosa CIA, com a enorme gama de meios de que dispõe, não poderia eliminar o ditador sem que se causassem tantas e tão graves consequências naquele país-mártir?!
A guerra e os crimes que com ela foram cometidos ficarão para sempre a ensombrar a Administração norte-americana e os seus aliados.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?