.comment-link {margin-left:.6em;}

segunda-feira, março 03, 2008

 

Para além do défice...

Na última campanha eleitoral, ouviu-se muitas vezes o que é hoje Primeiro-Ministro dizer que para além do défice há mais alguma coisa.
E é verdade porque não se podem limitar as políticas do governo a tentar fixar o défice orçamental de acordo com o que exige a UE.
Isso é importante – e felizmente conseguiu-se – mas não é tudo.
Não há que reduzir a acção do governo a cifrões!
Deve, sim, atender-se a que melhore a qualidade de vida das pessoas, há que respeitá-las nos seus direitos fundamentais.
E há também que não abrandar nas diligências e medidas em ordem ao social, ao combate contra a pobreza e a exclusão, permitindo-se a igualdade de acesso aos cuidados de a saúde, à educação e à justiça.
Aos responsáveis políticos que detêm o poder importa fazerem, com frequência, exame de consciência para se aperceberem se têm feito o necessário naquele sentido.
Não devem dar-se nunca por satisfeitos porque há sempre muito mais a fomentar e desenvolver.
E não podem cair em auto-elogios, pintando de cor de rosa o que é ainda cinzento.
O trabalho da governação é muito difícil, exige uma constante dedicação e também humildade para reconhecer o que precisa de ser corrigido, mostrando vontade para emendar erros.
Para isso, não deve nunca deixar de se promover o diálogo com quem pode dar pistas para uma melhor resolução dos problemas.
A pessoa tem, efectivamente, que estar no centro das preocupações diárias dos que estão no poder.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?