.comment-link {margin-left:.6em;}

terça-feira, abril 01, 2008

 

As eleições no Zimbabwe

Está próximo o fim de mais um ditador, com várias dezenas de anos de governação?!
Ainda não estão contados todos os votos entrados nas urnas nas eleições do último fim de semana, mas o Partido da oposição, o Movimento para a Mudança Democrática ( MDC) já manifestou a convicção de que a vitória lhe pertencerá.
Se tal acontecer, será o fim de uma ditadura feroz, que tem vingado à custa de muita e violenta opressão e de muitas mortes, ou Mugabe não aceitará a derrota e irá desencadear uma sangrenta vingança?
Terá o ditador ainda essa força, conseguirá os apoios necessários para, fazendo tábua rasa do resultados das eleições, se manter no poder que tem exercido com enorme despotismo?
Não foi ele que disse já num comício eleitoral que “ Morgan e Simba nunca governarão o meu Zimbabwe”?!
Do ditador, apesar da sua provecta idade, tudo é de esperar e não se confie que ele aceitará, sem reacção pelas armas, que outro assuma o poder alcançado através de eleições.
Seja porém, como for, o certo é que a votação nos políticos da oposição, que poderá ser pelo menos muito significativa, constitui talvez já o princípio do fim de mais aquela ditadura.
O povo daquele país virá reconhecer que o poder de Mugabe só serviu para lhe encher os bolsos, pois no Zimbabwe a miséria e a fome são imensas, a economia está de rastos, o medo instalou-se há muito entre os que têm lutado pela liberdade e democracia, sendo vítimas de perseguições do cárcere e chegam a desaparecer para sempre.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?