.comment-link {margin-left:.6em;}

terça-feira, abril 01, 2008

 

Morreu Mário Moniz dos Santos

Com 72 anos, faleceu repentinamente na sua residência nesta sua terra natal Mário Moniz dos Santos. Reformou-se como funcionário superior do arquivo Central de Identificação, vivendo durante muitos anos em Lisboa, mas nunca deixando de passar períodos de tempo na Figueira que tanto amou.
Foi essa sua paixão que o levou a coleccionar, com muito empenho, um vastíssimo número de documentos referentes à história desta cidade.
Possuía talvez a maior colecção de postais com imagens antigas e modernas da Figueira, colecção que ao longo dos anos com muita dedicação foi valorizando. Nascido numa família muito estimada no meio figueirense o “ Marinho”, como era conhecido na roda dos seus muitos amigos, irradiava simpatia e era ávido de conhecer cada vez mais com profundidade elementos da história figueirense.
Com uma notável memória Mário Moniz dos Santos era um excelente conversador, principalmente quando o tema eram os factos e situações referentes à Figueira antiga. Era também possuidor de um espontâneo e requintado humor.
Para além de importante espólio de documentos e elementos bibliográficos sobre a Figueira, também Marinho se dedicou, desde muito novo, a recolher tudo o que se relacionava com o Ginásio clube Figueirense de que foi muito dedicado sócio.
Mário Moniz dos Santos foi um dos fundadores da Casa da Figueira na capital, núcleo associativo que organizou várias e meritórias iniciativas de natureza social e cultural, servindo ainda para reunir figueirenses radicados em Lisboa e não só e em que se fortaleceu sempre o seu bairrismo.
O espólio do marinho merecia, pelo seu valor, ficar na nossa Biblioteca Municipal.
Prestamos, neste momento, homenagem saudosa a este nosso conterrâneo e amigo que agora nos deixou.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?