.comment-link {margin-left:.6em;}

sábado, maio 31, 2008

 

E a “ Dama de Ferro “ ganhou

Terminou há pouco o acto eleitoral no PSD, com a vitória da Drª Manuela Ferreira Leite.
Era de esperar.
O seu currículo político, a sua postura de estado, e ainda a forma serena, discreta, inteligente, sem espectáculo, como se comportou na campanha foram determinantes no seu êxito eleitoral.
E afinal se ela tinha o apoio dos mais “ notáveis” do partido deve concluir-se que os que “atacaram” aquelas figuras importantes social-democratas tiveram uma estrondosa derrota.
Santana Lopes que foi apenas o terceiro mais votado, já anunciou demitir-se de líder parlamentar, dizendo ainda que irá reflectir quanto ao seu futuro em relação ao partido.
É que esse político foi, na verdade, o grande vencido nestas eleições internas do PSD.
Passos Coelho que se posicionou em segundo lugar, teve uma boa presença nesta sua primeira corrida eleitoral.
E já declarou estar disposto a colaborar com a nova líder, se esta assim o entender, animando-o o propósito de trabalhar pela necessária unidade do partido.
E agora?
Será difícil que Santana Lopes fique sossegado, “ sem fazer ondas”.
Quanto a nós ele adoptou na campanha um discurso demasiadamente agressivo, criticando com muita severidade a Drª Manuela Ferreira Leite e os “barões” do PSD.
E isso foi-lhe fatal!
Parece-nos que, com mais esta derrota, Santana Lopes teve na sua agitada vida política mais um desaire grande.
Conseguirá recompor-se?
Mas continuará interessado na política a nível nacional ou contentar-se-á com uma autarquia local?
Santana Lopes tinha à partida uma desvantagem: é que ainda havia a lembrança, mesmo entre os militantes do PSD, da sua desastrosa prestação no governo a que presidiu.
Santana Lopes não mediu bem o alcance ou a dimensão dessa desvantagem, e, ambiciosos como é, avançou quando não devia fazê-lo por enquanto...
Em relação a ele há, pois, que aguardar o que fará.
Mas uma coisa é certa: as posições de ruptura constatadas na campanha vão talvez reflectir-se mesmo no futuro do PSD, dificultando a acção da sua nova líder.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?