.comment-link {margin-left:.6em;}

quarta-feira, maio 28, 2008

 

“ Guerra” entre Juízes e Advogados?!

O Bastonário da Ordem dos Advogados, no seu estilo frontal e severo – já se vai dizendo ser demasiadamente populista – fez acusações graves quanto a comportamentos de magistrados.
Agora, o Presidente da Associação Sindical dos Juízes Portugueses já respondeu ameaçando com um corte de relações com aquela Ordem.
E Marinho Pinto voltou à carga e disse “ não estar preocupado com os sindicatos dos magistrados, acrescentando que “ como todos os sindicatos o que querem sempre é mais dinheiro e menos trabalho para os seus associados”!
Não fica bem que o representante máximo da ordem dos advogados revele ter tão defeituosa e injusta ideia dos sindicatos.
E menos é aceitável que se desvalorizem – e de que maneira – as posições de uma associação sindical de magistrados.
Criticar-se uma ou outra conduta pouco curial como, por vezes, os advogados são tratados nos tribunais, é uma coisa, outra bem diferente é esquecer a acção dos magistrados que, lutando com frequência com condições adversas têm sabido, de uma maneira geral com a sua competência e isenção prestigiar a Justiça Portuguesa.
Os associados do Sindicato dos Juízes são pessoas responsáveis que não querem, efectivamente, “ ganhar mais dinheiro e trabalhar pouco”, como foram acusados pelo Dr. Marinho Pinto.
A 2 guerra” desencadeada pelo Bastonário da Ordem dos Advogados não é, quanto a nós, justa, sobretudo são despropositados os termos que aquele usou.
Como advogado com 57 anos de exercício da profissão, custa-me ver que quem está à frente da Ordem não tenha cuidado e contenção nas suas intervenções públicas, desviando-se da correcção e bom senso que lhe devem merecer os que detêm o poder judicial.
Daí a minha reacção, não em defesa dos Juízes – que não precisarão dela – mas mais do que isso em defesa da necessidade do respeito mútuo que deve existir na família forense.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?