.comment-link {margin-left:.6em;}

sexta-feira, maio 16, 2008

 

O 114º aniversário do Museu Dr. Santos Rocha

No passado dia 6, este muito importante pólo cultural do nosso concelho fez 114 anos de existência.
Este Museu considerado de grande valia mesmo a nível nacional, ficou a dever-se ao Dr. António dos Santos Rocha, figueirense, advogado, político local (chegou a ser presidente da Câmara), dedicado e competente investigador na arqueologia e historiografia do nosso concelho. Com persistentes trabalhos de campo em vários locais da Figueira e não só, Santos Rocha reuniu um valioso espólio arqueológico, que ainda hoje constitui a parte mais importante do Museu, muito embora nele possam ser admiradas peças escultóricas, obras de pintura de muito interesse e ainda colecções de moedas, de mobiliário, etc.
Felizmente o Museu Santos Rocha tem tido sempre o privilégio de encontrar para a sua direcção pessoas muito dedicadas e válidas.
É o que acontece ainda hoje, pois uma excelente equipa de profissionais tem procurado, com êxito, valorizar cada vez mais o Museu, que não é somente um repositório de obras de arte mas, sim, um elemento cultural activo, dinâmico na nossa terra.
Na verdade, ali se têm organizado, com muita frequência exposições, espectáculos, e promovido actos de investigação e de defesa do património e também iniciativas de educação cultural.
A Directora do Museu, Drª Isabel Henriques e a Chefe de Divisão Drª Ana Paula Cardoso, bem como todos os que ali trabalham merecem justificado respeito e muita admiração por parte dos figueirenses.
E não esquecemos a Vereadora da Cultura Drª Teresa Machado que tem desempenhado com mérito as suas funções.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?