.comment-link {margin-left:.6em;}

sábado, maio 24, 2008

 

A propósito do Museu Nacional da Ciência e da Técnica Mário Silva

Já, em 18 de Setembro de 1975, na Assembleia Constituinte fiz uma intervenção em que chamava a atenção do governo de então para a situação anormal e inexplicável em que se encontrava o Museu nacional da Ciência e da Técnica, organizado pelo eminente Professor Doutor Mário Silva.
Este notável docente da Universidade de Coimbra estruturou da melhor maneira aquele Museu, com muita dedicação e competência.
Mas, pouco tempo depois do seu início, houve muitas dificuldades financeiras resultantes da falta de apoios por parte do Estado, a que o Professor Doutor Mário silva foi obviando através de subsídios eventuais que ia conseguindo.
E, apesar de terem sido muitas e valiosas as iniciativas promovidas naquele espaço cultural, além, claro, de ricos espólios nas áreas da Ciência, da Tecnologia e da Indústria em Portugal, o certo é que em 1975 era muito difícil a vida daquela Museu.
Agora, decorridos tantos anos, parece que essa dificuldade se mantém, pois desde 2006 que têm sido reduzidos os apoios oficiais a tal Museu, com reflexos negativos, evidentemente, nas suas actividades.
Segundo se anunciou já o referido Museu será integrado na universidade de Coimbra, dizendo-se que daí lhe resultarão benefícios e melhores condições de funcionamento.
Bem desejamos que assim suceda, pois o patrono desse Museu, personalidade muito prestigiada da Ciência e corajoso antifascista, merece que se garanta a existência e se valorize uma obra que criou com imenso amor e saber.

Comments:
Um museu que preserva réplicas dos trabalhos de Da Vinci e outros atigos de referência no campo das ciências merecia da parte dos governos um mínimo de atenção e apoio.
Claro que não é em Lisboa nem implica compras de milhões, que ficam sempre bem na comunicação social.
Simplesmente foi construído por um Homem sério (será handicap?) com muita dedicação e carinho.
Os políticos (todos!) deviam ter vergonha!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?