.comment-link {margin-left:.6em;}

segunda-feira, junho 09, 2008

 

Barack Obama

Este candidato à presidência dos USA venceu Hillary Clinton nas eleições primárias do partido democrático. No início da campanha, poucos analistas políticos previam essa vitória.
É que Obama é negro, a sua antagonista dispunha de uma máquina muito forte e dispendiosa a trabalhar na sua campanha e ostentava o nome do seu marido, cujo mandato de presidente agradara, de uma maneira geral, aos norte-americanos. Mas Obama orientou muito bem a sua campanha soube resistir a vários e até inesperados ataques, foi muito coerente e corajoso no seu discurso, cativando pela sua postura e passado impoluto, as camadas mais jovens (além da numerosa comunidade africana) e defendeu com muita inteligência e persistência o principal tema da sua campanha, ou seja, “trabalhar pela mudança em, muitos sectores da política norte-americana”.
Hillary Clinton custou a reconhecer a derrota, mas a tal foi forçada, não se sabendo ainda se, porventura, ela será ou não convidada por Obama para a vice-presidência, o que nos parece não ser muito possível ela aceitar.
A Casa Branca vai, agora, ser disputada entre Obama e o candidato apresentado pelo Partido Republicano; McCain.
Este será decerto um herdeiro da política muito contestada mesmo nos USA, de Bush.
Obama representará o propósito firme de dar uma reviravolta nessa política, defendendo mais justiça social, menos desigualdade, mais respeito pelos direitos humanos fundamentais.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?