.comment-link {margin-left:.6em;}

sábado, junho 14, 2008

 

A favor da democracia

Há quem continue a pensar que um bom tribuno político é aquele que usa uma linguagem dura, agreste, por vezes mesmo insultuosa em relação aos que se lhes opõem.
Mas não é assim. Pelo contrário os nervos a mais, a irritação incontrolada, a intolerância, o propósito de ferir ou amesquinhar o adversário, não favorecem os políticos que utilizam essa postura no seu discurso.
E quando, felizmente, a nossa democracia está consolidada, mais se deve exigir que os que têm a maior responsabilidade da política saibam comportar-se com civismo, com correcção, mesmo que os outros assim não procedam.
Custa mas tem que ser, pois nunca é demais dar exemplos da melhor conduta democrática.
Será isso que impõe, que prestigia quem está na vida política.
Haja contenção na linguagem usada, haja aceitação de ideias e posições diferentes, haja o desejo firme de valorizar sempre a democracia e de respeitar, a todo o momento os seus princípios básicos, entre os quais estão a tolerância e o civismo.
Alguém argumentar com muita convicção e com firmeza é uma coisa, outra bem diversa é exibir uma vaidade tola, considerando-se como dono de toda a verdade e dirigindo aos outros interventores numa discussão palavras impróprias ou tratando-os como cidadãos de segunda!
Não se faça de um local de confronto político um “ ringue de luta livre em palavras”.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?