.comment-link {margin-left:.6em;}

sexta-feira, junho 27, 2008

 

O bicentenário da Guerra Peninsular

Foi notável a sessão comemorativa do 200º aniversário da Guerra Peninsular que se realizou hoje no salão nobre da Câmara.
Presidiu o Dr. Jaime Gama, Presidente da Assembleia da República e na mesa de honra, para além do Presidente da Assembleia Municipal e do Presidente da Câmara, estiveram o General Chefe do estado Maior do Exército e o General Director da Sociedade de História Militar.
O Coronel Américo José Henriques teve uma muito brilhante intervenção, fazendo a história da primeira invasão francesa.
Falando de improviso, durante cerca de uma hora, com uma voz que não precisou de microfone e revelando conhecimentos profundos sobre o evento histórico que lhe foi destinado, cativou, com a sua eloquência e entusiasmo, a assistência que, no final o aplaudiu de pé.
A outra oradora foi a Professora Doutora Ana Cristina Araújo da Faculdade de Letras de Coimbra que igualmente foi brilhante na sua exposição centrada principalmente no Batalhão Académico de Coimbra, comandado por Zagalo, que conquistou o Forte de Santa Catarina, expulsando os militares franceses.
Após o discurso do Engenheiro Duarte Silva que fez agradecimentos protocolares e se referiu também ao significado do evento histórico que se está a comemorar na Figueira, finalizou a sessão o Dr. Jaime gama, que revelou um conhecimento profundo do período das invasões francesas.
Esta sessão constituiu um bom começo do valioso e variado programa comemorativo da Guerra peninsular.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?