.comment-link {margin-left:.6em;}

domingo, agosto 24, 2008

 

Manuel Fernandes Tomás

Hoje, comemorou-se mais um aniversário da Revolução Liberal de 1820, de que foi principal obreiro Manuel Fernandes Tomás, figueirense ilustre.
Esta cidade foi berço de várias personalidades que se distinguiram em diversos sectores de actividades.
António dos Santos Rocha, advogado, político e arqueólogo, João de Barros, poeta e pedagogo, Joaquim de Carvalho, eminente professor de História da Filosofia, de renome internacional, João Gaspar Simões, escritor e crítico, entre outros.
Mas Manuel Fernandes Tomás, que concebeu, organizou e pôs em prática a Revolução de 1820, que partiu da acção do Sinédrio de que foi o principal membro, exerceu, sempre com muito brilho funções de magistrado íntegro e competente, jurisconsulto conceituado, dos mais notáveis oradores parlamentares, cidadão impoluto e honestíssimo, considerado e respeitado com toda a justiça como um cidadão exemplar.
É, pois, natural que a sua terra natal o lembre todos os anos nesta data de 24 de Agosto, homenageando-o junto ao seu monumento e aos seus restos mortais, que se encontram na Praça 8 de Maio.
Devemos sempre curvarmo-nos perante a memória de homens que sabem, na sua vida, dar exemplos do maior civismo, de coragem e de persistente luta por Causas nobres e elevadas.
E Manuel Fernandes Tomás foi desses.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?