.comment-link {margin-left:.6em;}

quarta-feira, agosto 13, 2008

 

Sucesso de Sarkozy?!

O actual Presidente da UE teve uma prestimosa acção para a solução do conflito na região do Cáucaso. Conseguiu-se um acordo para o cessar-fogo, mas há já quem diga que tal não ficou a dever-se a Sarkozy, pois que, antes dele chegar a Moscovo para conversações, já o Presidente Russo tinha manifestado o propósito de, embora provisoriamente, suspender os actos de guerra.
Porém, sabe-se que o Presidente francês, antes de partir, para a Rússia e Geórgia, já tinha tido vários contactos telefónicos com Putin e com o Presidente da Geórgia.
E o certo também foi que bastou às partes em confronto saberem que a UE estava seriamente empenhada em que se negociasse um acordo de paz, encontrando eco tal empenho.
Portanto, há, sim, que reconhecer o louvável esforço, a sensatez e a inteligência como Sarkozy conduziu as diligências que tiveram, para já, algum êxito. E dizemos para já porque, na verdade, o que se conseguiu foi um acordo prévio para cessarem de imediato os ataques militares.
Só que ainda há pouco se noticiou que o exército russo continua a aproximar-se da capital da Geórgia, tomando, com o seu potencial militar, posições estratégicas de combate.
Será que a Rússia “ rasgou” já o acordo inicial?
Se assim for, a situação naquela região vai agravar-se...

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?