.comment-link {margin-left:.6em;}

sexta-feira, setembro 05, 2008

 

As eleições angolanas

Mais de 8 milhões de angolanos foram hoje às urnas, participando nas eleições legislativas.
E os dois maiores Partidos, MPLA e UNITA, são os principais candidatos à vitória.
O actual Presidente da República e também líder do MPLA, José Eduardo dos Santos, discursou no comício de encerramento da campanha, em que estiveram presentes algumas dezenas de milhares de angolanos, quando se esperava os 2 milhões.
Nesse discurso prometeu um combate sério à pobreza e à fome, à corrupção, ao enriquecimento fácil e injustificável, ao reforço da democracia, etc.
Terá conseguido José Eduardo dos Santos apagar da memória dos que o ouviram que ele próprio é dono de uma enorme fortuna angariada durante as suas funções políticas, fortuna que se radica quer em Angola quer no estrangeiro?!
Terá conseguido fazer esquecer o fausto em que vive e os enormes gastos nas suas deslocações a outros países com os seus familiares e grandes comitivas?!
Terá conseguido que se olvidasse o pouco que se fez para consolidar em Angola uma democracia autêntica?!
Terá conseguido que, mesmo com o seu entusiástico e cheio de boas intenções e promessas discurso, os que o ouviram não pusessem em causa o desrespeito pelos direitos humanos fundamentais?!
Bom seria que o MPLA, em caso de vitória eleitoral, se decidisse a proporcionar a Angola uma melhor vivência democrática e um caminho de maior e efectiva prosperidade, com mais igualdade e justiça social.
O líder da UNITA, Samakuva, tem ainda esperança de vencer as eleições e, no discurso que fez no final da sua campanha, foi como é natural muito duro na apreciação do que têm sido os governos do MPLA.
As críticas foram muitas, mas também as promessas que fez para que haja uma tão necessária e urgente mudança na política angolana.
MPLA ou UNITA?
Só nos próximos dias se saberá…
Até porque, conforme já foi anunciado hoje, houve várias perturbações e falhas de organização em algumas mesas eleitorais, o que levou a UNITA a requerer à Comissão Eleitoral a repetição das eleições em certas localidades.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?