.comment-link {margin-left:.6em;}

quarta-feira, outubro 01, 2008

 

Dia Mundial da Música e dos Idosos

O Dia de hoje foi consagrado à Música e aos Idosos.
A comemoração, em todo o mundo, da música tem o condão de nos trazer um enorme prazer espiritual e, sempre através dos anos, a música cativa as atenções, motivando a adesão cada vez maior de algo a que já alguém chamou “ a linguagem universal”, pois é capaz de ser entendida seja por quem for e seja onde for!
Os grandes compositores clássicos e outros mais atraídos pela música chamada ligeira são justamente lembrados e homenageados com a actuação de grandes ou pequenas orquestras, em espaços com maior dignidade e tradição ou em locais muitas vezes improvisados.
Quer dizer quer o Dia Mundial da Música é, na verdade, de molde a trazer-nos muita satisfação, reconhecendo o que ela tem provocado de bom em todos os países e povos.
Mas já o Dia dos Idosos deve, sim, despertar-nos, mais uma vez, para a situação grave e de muita injustiça em que vivem milhares de idosos.
Vítimas de violência física ou verbal, abandonados pelas famílias nos hospitais, sofrendo com uma negligência voluntária no seu tratamento, com carências de alimentos e de afectos, com vergonha da pobreza em que se encontram, sentindo com dor o enfado que lhes é mostrado pelas famílias, etc, tudo isso leva os idosos a uma tristeza profunda e até a desejar que “ o fim do seu prazo de validade” chegue depressa!
No nosso país, há ainda muitos milhares de idosos em situação desesperada e ainda agora veio a público que foram 24 mil os casos de maus-tratos sobre idosos entre 2000 e 2005!
Felizmente que tem crescido o número de instituições particulares de solidariedade social e algo de importante está a tentar fazer-se oficialmente no sentido de proporcionar aos idosos carenciados uma vida mais digna e justa.
E foram várias as Câmaras que, neste dia, promoveram reuniões e espectáculos dedicados aos idosos.
Mas isso é pouco, o idoso merece, sim, que se sinta apoiado durante todo o ano!...

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?