.comment-link {margin-left:.6em;}

sábado, outubro 25, 2008

 

A entrega de Condecorações pela CMFF

Foram três os que receberam, no passado dia 24, as Medalhas de Ouro da Cidade e outros três foram contemplados com condecorações de diferentes graus.
Apesar de muitas pessoas, que encheram o Salão Nobre do Município, terem ouvido o discurso que ali fiz, entendi fazê-lo publicar neste blog, pois dele pode haver motivos de reflexão para os que não o ouviram.
Eis, pois, o que eu disse, nessa sessão que decorreu com dignidade:

Solicitaram-me para, nesta sessão, falar em nome dos que hoje receberam distinções honoríficas conferidas por esta Ex.ma. Câmara.

Acedi, embora ficasse privado de dar o meu testemunho pessoal, próprio, sobre o que representa, para mim, ser-me atribuída a Medalha de Ouro da Cidade, que teve decerto em consideração o meu intenso bairrismo, a minha postura profissional e política sempre com respeito pelos princípios éticos.

Mas, porque compreendo o desejo de não prolongar muito a sessão, eis que estou aqui para proferir em nome dos agraciados, algumas palavras, que hão-se ser breves e destinadas essencialmente a manifestar a esta Ex.ma. Câmara a nossa muita gratidão

Estamos naturalmente muito sensibilizados, sentimos, sem dúvida, uma grande e justificada satisfação íntima.

Na verdade, é sempre consolador verificar que a comunidade onde estamos inseridos, onde trabalhamos ou à qual prestámos serviços de natureza diversa, reconhece o que fizemos de bom, de válido nas actividades que exercemos em várias áreas e hoje os agraciados, pelo que se viu dos currículos lidos, tiveram já certas posições relevantes na Arquitectura, na Pintura, na Industria , na Política, no Ensino e no Exército.

E esse reconhecimento mais nos agrada, principalmente, quando, por mim falo agora, se está na recta final da vida, em que já não esperamos que sejamos louvados ou que sejam exaltados actos que praticámos com simplicidade, com naturalidade, apenas com o propósito de cumprir da melhor maneira possível um dever de cidadania, sem pensar em recompensa de qualquer espécie.

As distinções honoríficas que nos foram conferidas premeiam, pensamos nós, a forma correcta como procurámos afirmarmo-nos nos vários sectores em que interviemos, a nível local e alguns até a nível nacional, como por exemplo na Política e nas Artes.

Mas também premeiam o desejo que sempre nos animou de prestar os melhores serviços possíveis à comunidade figueirense, lutando, por vários meios, pelo seu prestígio e pelo seu progresso.

Enfim, premeiam ainda a fidelidade aos princípios e valores cívicos e éticos que devem nortear aqueles que querem contribuir para uma sociedade mais solidária, tolerante, mais igualitária e mais justa.

Tempos houve, em que, ao contrário do que agora acontece, esses princípios e valores cativavam-nos e incentivavam-nos a trabalhar, com gosto, firmeza e persistência, pelo bem comum, pondo-o acima dos interesses individuais e egoístas.

Hoje, infelizmente, para muitos, o dinheiro vai sendo o valor supremo e o que mais importa é arrecadá-lo, seja de que maneira for, com desprezo absoluto pelas Causas Nobres, Altruístas e de Solidariedade..

É também a essa grave crise de valores que se impõe reagir com eficácia e sem demoras, sob pena de, no futuro, tudo se resumir a um materialismo pernicioso e até a jogos cada vez mais sujos de interesses individuais.

Mas não é este o momento para dizer mais sobre este assunto.

É, sim, ocasião para agradecer o tratamento generoso que a Câmara quis dar-nos.

Termino, dizendo que entrar, agora, para a galeria de personalidades ilustres que já foram distinguidas com condecorações municipais, nos traz muita emoção e um justificado orgulho.

Na pessoa do Senhor Presidente Engenheiro Duarte Silva, agradecemos, penhorados, ao Colectivo desta Câmara.

Um desejo sincero queremos formular:

Que a Figueira possa sempre estar numa posição cimeira como Cidade em que haja uma boa qualidade de vida, mercê principalmente de um integral desenvolvimento, de uma consolidação cada vez mais forte do Turismo e do tecido económico e industrial, sem nunca ficarem esquecidas as suas muitas potencialidades culturais, que as tem.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?