.comment-link {margin-left:.6em;}

sexta-feira, outubro 17, 2008

 

O Dia Mundial da Erradicação da Pobreza

De novo, o dia de hoje é dedicado à erradicação da pobreza.
Será mais uma oportuna e importante chamada de atenção para um dos problemas maiores que afectam os povos de todo o mundo.
Só na Europa há 78 milhões de pessoas que vivem no limiar da pobreza. E em todo o mundo são algumas largas de centenas de milhar os que passam fome e 50 mil morrem, por dia, por falta de subsistência.
Em Portugal, por um recente relatório da Comissão Europeia, há ainda 1,8 milhões de pobres, embora se tenha verificado alguma redução na taxa de pobreza passando, em oito anos de 23 para os actuais 18%.E o certo é que o rendimento social de reinserção apenas conseguiu suavizar e pouco a situação de pobreza de uma percentagem pequena de portugueses e as pensões não têm subido o suficiente para que os idosos e os pensionistas possam viver condignamente.
Deve, pois, continuar-se a dispensar, por parte das entidades responsáveis a melhor atenção aos muitos que ainda têm que viver preocupados com o seu estado de pobreza.
São esses que devem ter a prioridade nos benefícios sociais, sendo quanto a eles que se impõe reforçar as medidas da respectiva política no sector.
Há que reconhecer acção utilíssima das instituições não governamentais que prestam serviços e auxílio material aos mais carenciados, acção que tem sido notável pela muita dedicação e solidariedade como a têm exercido.
A essas instituições se deve, sem dúvida, uma contribuição muito importante no combate à pobreza.
Mas, nunca será isso suficiente, sobretudo quando se avoluma o número de desempregados e aumenta a carestia da vida mesmo quanto aos bens essenciais.
Terá que haver uma concertação global entre todos os países impondo-se que os mais ricos ajudem, efectivamente, os mais pobres.
Se tal acontecesse como tudo seria diferente!
As reuniões internacionais têm sido já muitas, mas as boas intenções e as promessas que nelas têm existido vão acabando, infelizmente, por esquecer.
Que neste dia, todos os que têm responsabilidades nos governos de todo o mundo pensem seriamente em não fazerem despesas supérfluas e se decidam a ajudar o que são pobres.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?