.comment-link {margin-left:.6em;}

terça-feira, outubro 28, 2008

 

O Dia Mundial do Idoso

Este dia, consagrado à 3ª Idade servirá ao menos para se reflectir seriamente sobre os problemas que afectam os idosos?!
Não é a dor física que mais os atormentam, porque essa pode tratar-se ou suavizar-se nos hospitais, onde deve haver, para com eles, o melhor espírito de humanidade e de solidariedade.
É, sim, a carência de atenções de carinho, de paciência por parte dos seus familiares que mais lhes causam dor e, por vezes, bem profunda.
Além, claro, também de disporem de rendimentos parcos para enfrentar as suas necessidades básicas.
E ainda o abandono a que, por vezes, são votados por aqueles a quem deram amor, aconselhamento e ajuda material.
São muitos, muitos mesmo os anciãos que sentem a solidão, a tristeza e também a falta de meios para a sua subsistência.
Vale-lhes, felizmente, as associações privadas ou grupos de voluntários que substituem às famílias na prestação dos cuidados de que precisam.
Mas, para eles, embora tenham que agradecer esse auxílio, não é a mesma coisa, preferindo, decerto, que os seus parentes não lhes faltem com a sua companhia, retribuindo o amor que receberam.
Quantos, mesmo jovens, pensam e até dizem em relação aos idosos da família que “0 seu prazo de validade já se extinguiu”.
Esquecem que o tempo passa depressa e que, mais breve do que julgam, serão idosos.
O que há é que educar os jovens a respeitarem os mais velhos, dando-lhes o estatuto que merecem como donos de um valioso capital de experiência, de sabedoria da vida.
Os idosos não são “trapos velhos que de deitam no lixo”!
É isso que entidades oficiais ou privadas devem incutir nos que ainda não são idosos.
Que este dia sirva na verdade, para reflectir e se encontrar disponibilidade para se conseguir as melhores soluções para a dignificação da situação de idosos!

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?