.comment-link {margin-left:.6em;}

segunda-feira, outubro 06, 2008

 

O discurso do Presidente da República

O discurso que o Presidente da República habitualmente profere na Praça do Município de Lisboa para comemorar a Revolução Republicana foi, ontem, sem dúvida o discurso da verdade e da coragem.
Fez, evidentemente, o elogio dos obreiros da 1ª República, que com o maior entusiasmo e amor à Causa Pública e à Pátria souberam realizar substanciais mudanças em vários sectores da vida nacional, fazendo respeitar princípios e valores democráticos em ordem a tornar a sociedade portuguesa mais igualitária e solidária.
Mas o Presidente da República aproveitou a ocasião e bem para se referir à situação difícil em que se encontra o nosso país.
E não hesitou em lembrar o aumento da pobreza, os muitos desempregados apesar dos novos postos dos trabalhos, os reformados com pensões muito baixas que não dão sequer para as mínimas despesas essenciais, os jovens que não encontram o seu primeiro emprego, os baixos salários, as famílias cada vez mais endividadas, etc.
Fez também um apelo muito sério a que os agentes políticos não encubram a realidade, antes devem falar a verdade, embora manifestem uma convicção sincera de que os portugueses serão capazes de vencer a actual crise e de dar a melhor solução aos problemas mais prementes que teimam em existir presentemente.
Efectivamente, não vale a pena distorcer a realidade, pintando-a com cor-de-rosa!
Cavaco silva, que tem andado a fazer roteiros por todo o país, sabe talvez agora melhor o que nele se passa e a situação muito precária em que vivem ainda muitos portugueses.
E esse conhecimento directo com o país real dá-lhe, decerto, ainda mais autoridade para falar como falou.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?