.comment-link {margin-left:.6em;}

quinta-feira, outubro 09, 2008

 

Quem disse que não há dinheiro?!

Os construtores civis estão a ser também vítimas da crise generalizada e não vendem andares ou casas que colocam no mercado do comércio habitacional.
E alguns já se suicidaram, incapazes como estavam de satisfazer os seus compromissos...
Por outro lado, os que não “aguentam” os encargos bancários com a aquisição de imóveis, vêem-se forçados a vendê-los mas não aparecem compradores.
Os Bancos que têm hipotecas sobre apartamentos ou casas, fazem até leilões desses bens e por preços de “saldo”, pretendendo receber ao menos alguma parte do crédito concedido!
É a falta de dinheiro e também a redução substancial, senão mesmo a negação, do crédito bancário que vão explicando essa preocupante situação. Porém há ainda neste país quem não sente dificuldade em adquirir, e a pronto, moradias de luxo que chegam a custar até 3 milhões de euros!...
E casas dessa categoria vendem-se bem, segundo dizem as empresas imobiliárias.
E é, então, caso para reflectir: como é possível que nos tempos de hoje, haja quem possa dispor de 600 mil contos (na moeda antiga) para comprar uma moradia.??
Que dizer, que alguns portugueses (não muitos claro), fizeram avultadas fortunas e pergunta-se porquê e como?
Houve, decerto condições que lhes foram proporcionadas para amontoar essas fortunas...
E quantas vezes, essas condições não obedeceram a critérios de seriedade, antes resultarem até de ilícitos e irregularidades!
Os gestores das grandes empresas, quando saem, embolsam enormes indemnizações, de milhões, além de pensões vitalícias de muitos milhares mensais.
Enquanto os salários vão perdendo o seu poder de compra enquanto as pensões da maioria dos portugueses são muito baixas, houve (e há ainda) quem arrecade ordenados e muitas mordomias de elevado montante,
A riqueza tem sido, na verdade, mal distribuída, agravando-se as desigualdades sociais.
Ainda há pouco ouvimos na televisão a notícia de que os administradores de um dos maiores Bancos Norte-Americanos, que teve que receber uma intervenção do Estado para não falir, gozaram férias pagas pelo Banco, que custaram 440 mil Dólares!...
Será que perante o que, presentemente, se passa no Mundo ainda haja quem defenda um capitalismo mais ou menos selvagem!?

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?