.comment-link {margin-left:.6em;}

segunda-feira, novembro 17, 2008

 

Mais uma manifestação dos professores

Afinal, ao contrário do que alguns previam a manifestação de professores do dia 15 não foi um fiasco.
Reuniu cerca de 10 mil participantes que gritaram nas ruas de Lisboa a sua indignação pela forma injusta como estão a ser tratados pelo Ministério da Educação.
E essa manifestação não foi mobilizada pelos sindicatos, mas por movimentos independentes de professores, pelo que não pode dizer-se que foi instrumentalizada ou politizada.
É urgente que a Ministra e a sua equipa se convençam de que, na verdade, o braço de ferro que estão a impor aos docentes não pode levar a nada de positivo para a Educação.
E, para isso, seria bom que os responsáveis pelas políticas implementadas no Ensino se dispusessem em passar uns dias nas escolas para se aperceberem que estão a contribuir para uma situação muito grave, não só prejudicial aos professores mas também aos alunos!
Mais: o sistema educativo, se se mantiver a teimosia do governo em manter as medidas adoptadas, em breve ficará degradado, sem um futuro em que se preserve e fomente a melhor Educação, o que é muito importante para que seja possível que no país haja cada vez mais civismo, prestígio e progresso.
As reformas não podem impor-se pela força ou de costas voltadas para os seus principais destinatários.
E não pode haver já dúvidas de que, pelo menos, o estatuto da carreira docente, o estatuto do aluno,
o modelo da gestão escolar e o modelo de avaliação são os principais motivos para as críticas públicas e justas ao Ministério da Educação e do governo.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?