.comment-link {margin-left:.6em;}

sábado, novembro 08, 2008

 

A manifestação de professores

Realizou-se hoje em Lisboa uma manifestação de professores que reuniu cerca de 120 mil participantes (número estimado pelos Sindicatos, não sendo, desta vez, desmentido pelo governo).
Foi mais um protesto de grande dimensão contra a política do Ministério da Educação.
Protesto que tem razão de ser pois a classe dos professores não está a ser dignificada e a não merecer respeito por parte das instâncias superiores.
Antes está, sim, a ser alvo de medidas oficias arrogantes, autoritárias, que contrariam, efectivamente, o significado da docência.
Os professores têm, hoje, nas escolas e também em casa um enorme trabalho meramente burocrático exigindo-se-lhes quase diariamente o estudo de prolixa legislação, a leitura de imensas circulares, a presença em múltiplas reuniões, a elaboração de relatórios que têm que ser necessariamente extensos.
A maior parte dos professores, além de desiludidos e descontentes, andam stressados, muitos deles a receberem até já tratamento médico. E também grande parte deles está a pedir a aposentação, embora com penalização, sendo certo que os professores mais antigos, mais experientes e competentes estão a abandonar as escolas.
Enfim, o que este Ministério da Educação tem feito trará, decerto, consequências prejudiciais para o sistema educativo.
Mas a Ministra da Educação continua a não querer modificar as suas posições teimosas, que têm levado às escolas um mau ambiente e em que os professores mais do que docentes se estão a transformar em burocratas.
Nem esta manifestação, que reuniu 80% dos professores, a levará, contudo, a mudar de rumo capaz de pacificar o dia-a-dia nas escolas, dando aos professores a oportunidade de exercer o melhor possível a profissão que escolheram.
A Ministra até, à hora da manifestação, fez uma conferência de imprensa, transmitida pela TV, e nela revelou o seu propósito de manter as suas posições…
Se as escolas vierem a ficar sem professores – o que em grande parte poderá acontecer e taé já acontece – o que irá a Ministra fazer?!
Os professores não contestam a sua avaliação, contestam, sim, o modelo que o Ministério da Educação quer impor.
E seria interessante que a Ministra, que ontem na conferência de imprensa disse haver já milhares de professores e escolas que estão a cumprir tal modelo de avaliação, viesse revelar quais essas escolas.
Disse ela também que a manifestação, com que se viu ontem confrontada, era uma mera intimidação em relação aos que estão a cumprir o processo de avaliação.
É não querer atribuir a essa manifestação o seu verdadeiro significado...
Quem trava, então, e com urgência, a Ministra da Educação.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?