.comment-link {margin-left:.6em;}

terça-feira, dezembro 09, 2008

 

Morreu António Alçada Baptista

Aos 81 anos, este intelectual e conceituado homem de letras morreu, realizando-se ontem o seu funeral em Lisboa, cidade que tanto amou e onde residiu muitos anos, apesar de ser natural da Covilhã.
Licenciado em Direito, viveu quase exclusivamente para a Cultura e para a produção literária, de ficção e de ensaio.
“ O Riso de Deus”, “ Os nós e os laços”, “ Meu amor” , “ Algumas memórias” e outras são obres da sua autoria, em que Alçada Baptista revelou um espírito aberto atento à evolução dos tempos, inspirado pelo personalismo e dotado de princípios católicos progressistas.
A Alçada Baptista se ficou a dever em grande parte a criação do Instituto Português do Livro.
Foi um defensor firme e persistente da aproximação de Portugal ao Brasil e a África.
Excelente comunicador, sereno na exposição, usando por vezes do humor, com uma vasta cultura, António Alçada Baptista sempre brilhou em colóquios, conferências e tertúlias, em que tinha um gosto especial em participar.
Pela sua acção em prol da Cultura Portuguesa, foi condecorado por dois Presidentes da República, Ramalho Eanes e Mário Soares.
Guilherme de Oliveira Martins, actual Presidente do Tribunal de Contas, seu amigo pessoal, definiu-o assim: “ Era muito afectivo, incapaz de viver sem os outros. Foi um cidadão empenhado, um cristão que teve de fazer rupturas dolorosas em nome da liberdade. Devemos-lhe muito. Gostava muito da vida e da amizade. Impossível falar da nossa cultura sem falar dele”.
Também nós tínhamos uma justificada admiração por este homem íntegro, de carácter impoluto, democrata convicto que, como católico progressista soube influenciar algumas gerações de jovens para viverem um cristianismo autêntico ligado essencialmente à solução dos magnos problemas da sociedade.
Morreu um homem bom, de inegável valor intelectual e moral, alguém que com discrição mas com firmeza lutou pelos direitos humanos fundamentais.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?