.comment-link {margin-left:.6em;}

sábado, dezembro 27, 2008

 

O tsunami de há quatro anos

Na Tailândia e Indonésia, países em que mais se sentiram os desastrosos efeitos do tsunami, uma multidão lembrou, ontem, em recolhido silêncio ou em cerimónias religiosas as 220 mil vítimas de tão inesperado e feroz acontecimento, já considerado como a maior catástrofe do séc. XXI.
O tempo decorrido já não o fez esquecer, principalmente aos familiares dos que morreram e que, em várias regiões, se viram privados das vidas e convivência dos seus entes queridos.
A Natureza, implacável por vezes, levou às populações o sofrimento e tristeza e muitas consequências graves, num enorme rol de carências de vária ordem.
Nenhum meio existe para evitar e combater tão desastroso fenómeno natural.
Mas quando são os homens que provocam algo de semelhante a um tsunami na economia, na vivência social e política, quando são os homens que fazem as guerras e não respeitam os direitos humanos fundamentais, violam, com frequência a s regras da ética, preferem o seu egoísmo, adoptam a indiferença em relação aos outros – então, isso é, na verdade, mais lastimável, porque se desprezam os meios que se podem utilizar para prever e combater os “ tsunamis” que surgem nas sociedades e nos países!

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?