.comment-link {margin-left:.6em;}

quarta-feira, janeiro 21, 2009

 

A moção de Sócrates

O Secretário-Geral do PS apresentou já a moção que vai levar ao próximo congresso Nacional do partido, para ser discutida e votada.
Nela pode sentir-se que houve a preocupação de se retomar a certos princípios de esquerda.
A regionalização e descentralização voltarão se o PS ganhar as eleições legislativas a estar incluídas no programa do governo.
Também o alargamento da escolaridade obrigatória ao 12º ano, sendo, como é, necessário e urgente uma melhor qualificação dos portugueses para que seja possível uma maior aproximação aos níveis europeus.
São previstas mais políticas sociais, inclusive, de ordem fiscal que permitam à tão sacrificada classe média uma desejada esperança na melhoria da sua vivência.
O desemprego será combatido, defendendo Sócrates mais uma vez que o investimento público se impõe para ser possível o êxito nesse combate.
Mas o que será mais discutível e causará, decerto, acesa polémica é a promessa feita, naquela moção de estratégia do PS, de vir a ser reconhecido em Portugal o direito ao casamento civil entre pessoas do mesmo sexo.
Quer dizer que, quanto a esta questão o PS estará, agora, disposto a mudar de posição, já que no ano passado, inviabilizou no parlamento projectos do PCP e BE nesse sentido!
Já tivemos oportunidade de dizer que discordamos que se consagre legalmente a possibilidade de casamentos entre homossexuais.
Aceitamos que haja uniões entre pessoas que querem assumir a homossexualidade e que venham a ter direitos quanto ao património comum e quanto às regalias sociais.
Mas, francamente, rejeitamos que possam celebrar-se casamentos civis entre pessoas do mesmo sexo.
Como já a deputada do PS, Matilde Sousa Franco disse, o direito ao casamento referido na Declaração Universal dos Direitos do Homem é o que se dá entre pessoas de sexo diferente.
E não se descortina razão válida para se afirmar, como já se ouviu, que a legalização de casamentos entre homossexuais é um valor da esquerda!...
O futuro dirá se o que o PS vai propor será ou não bem aceite pelos portugueses...

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?