.comment-link {margin-left:.6em;}

sexta-feira, fevereiro 20, 2009

 

"Censura" no Carnaval de Torres Vedras

Uma Procuradora do Ministério Público ordenou que fosse retirada do corso carnavalesco uma alusão crítica e humorística ao computador Magalhães.

Seria uma actitude ridícula e de somenos importância se não representasse, porventura, algo de grave: a suspeita de intromissão do poder político na Justiça.

É que, efectivamente, aquela Magistrada não teria procedido assim, de "motu próprio".

E a quem a crítica não agradaria?!

Depois de muitas vozes autorizadas já terem anunciado o medo que vai existindo em falar abertamente, com liberdade, este episódio, ocorrido em Torres Vedras poderá agravar a situação, sendo, sem dúvida, um acto de censura, que se julgava ter sido banida, após a Revolução de 25 de Abril.

Da Editorial do Jornal Público de hoje, permitimo-nos transcrever o seguinte:

"Numa entrevista com Alexandre Soares, líder do grupo Jerónimo Martins, este dizia ter receio do regresso do autoritarismo, numa altura em que o povo pode estar mais preocupado com a próxima refeição do que com a defesa da liberdade. Ora quando é um agente da justiça que começa por mostrar pouco respeito pela liberdade num tema tão menor e tão alinhado com o poder, não podemos deixar de nos interrogar sobre a solidez das nossas convicções - e instituições - democráticas".

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?