.comment-link {margin-left:.6em;}

segunda-feira, fevereiro 16, 2009

 

Democracia Venezuelana?!

Na Venezuela, realizou-se ontem um referendo sobre uma emenda há Carta Constitucional, com que se pretendia ser possível a Hugo Chávez e outros responsáveis de cargos políticos recandidatarem-se indefinidamente!
E o Sim ganhou, apesar de se verificar uma significativa divisão no povo daquele país.
Quer dizer que, agora, deixa de haver alternância no poder, enquanto Chávez quiser ser presidente e ele já disse que está disposto a mandar até, pelo menos, 2030!
Continuará, decerto, a exercer o poder autoritariamente, usando mesmo, por vezes, da violência e da perseguição aos que se opõem ao regime actual.
Ainda há dias, um eurodeputado espanhol teve complicações por manifestar a sua opinião no sentido de que não pode falar-se de democracia naquele país.
Mas, Chávez, abonando-se do seu propósito que levar por diante o que chama de revolução socialista, vai dando uma má ideia dessa revolução, recorrendo à repressão e à força, quando entende, e não respeitando as regras democráticas.
Já alguém disse que Chávez ainda não será ditador, mas para lá caminha!...
É que a democracia não se confina apenas às eleições, devendo, sim, a sua manutenção e desenvolvimento basear-se na tolerância, no respeito, na aceitação dos que defendem políticas diferentes.
E isso Chávez não tem sabido fazer!
Repetimos mais uma vez o que já temos dito: só admira como alguns políticos democratas mantêm com o presidente venezuelano um bom relacionamento, recebendo-o nos seus países ou visitando-o na Venezuela.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?