quarta-feira, fevereiro 04, 2009
Professores aposentados nas Escolas?!
Parece que é intenção do Ministério da Educação permitir e mesmo apelar aos professores já aposentados que voltem às Escolas, em regime de voluntariado para aí exercerem algumas funções, como a organização e funcionamento das Bibliotecas, o apoio aos alunos nas salas de estudo, visitas de estudo, etc.
É evidente que a Fenprof já discordou dessa medida, e com razão, segundo entendemos.
Se muitos docentes requereram a aposentação foi, como se sabe, pelo seu grande descontentamento em relação ao rumo que o sistema educativo está a levar.
Alguns preferiram mesmo ser penalizados nas suas reformas do que continuarem a ter que permanecer e sujeitar aos maus ambientes nas Escolas e às injustiças e até desprezo pela sua dignidade que as medidas governamentais estão a impor-lhes.
Voltar às Escolas para o exercício de funções “menores” e não para leccionarem está, decerto, fora de questão!
Além de que a pretensão do Ministério, se for por diante, poderá resultar em prejuízo dos jovens professores.
Se tudo se tem feito para afastar os agentes educativos da docência, tratando-os sem respeito, não se percebe que se pretenda, agora, chamá-los para lhes dar “ uma compensação” que, sem dúvida, para eles não pode ter qualquer significado válido.
É o mesmo que tirar o pão e dar depois a “ côdea” difícil de roer!
É evidente que a Fenprof já discordou dessa medida, e com razão, segundo entendemos.
Se muitos docentes requereram a aposentação foi, como se sabe, pelo seu grande descontentamento em relação ao rumo que o sistema educativo está a levar.
Alguns preferiram mesmo ser penalizados nas suas reformas do que continuarem a ter que permanecer e sujeitar aos maus ambientes nas Escolas e às injustiças e até desprezo pela sua dignidade que as medidas governamentais estão a impor-lhes.
Voltar às Escolas para o exercício de funções “menores” e não para leccionarem está, decerto, fora de questão!
Além de que a pretensão do Ministério, se for por diante, poderá resultar em prejuízo dos jovens professores.
Se tudo se tem feito para afastar os agentes educativos da docência, tratando-os sem respeito, não se percebe que se pretenda, agora, chamá-los para lhes dar “ uma compensação” que, sem dúvida, para eles não pode ter qualquer significado válido.
É o mesmo que tirar o pão e dar depois a “ côdea” difícil de roer!