.comment-link {margin-left:.6em;}

domingo, fevereiro 22, 2009

 

Qual investimento público?

O governo insiste em que o investimento público, mesmo em obras de grande envergadura como a construção do novo aeroporto de Lisboa, da nova ponte e a ligação do TGV a Espanha, são necessários no combate à crise.
São muitos postos de trabalho que se criarão e isso fará, naturalmente, reduzir o desemprego. Porém, categorizados economistas já deram a conhecer a sua discordância baseando-se, sobretudo, nos muitos elevados custos de tais ordens. Numa altura em que o Estado tem, sim, que encontrar meios para auxiliar as empresas e as famílias que vivem com muitas dificuldades sob pena de entrar em ruptura, não é aceitável avançar-se com grandes obras. Preferem aqueles economistas que o investimento público se faça em obras de menor envergadura como a remodelação e beneficiação do parque escolar, a construção de estradas e pontes necessárias, a recuperação em hospitais, etc.
Parece, no entanto, que o próprio governo está já a reconhecer que será essa a prioridade no investimento público e nela vai apostar. Francamente, continua a estranhar-se como é possível o Estado encontrar meios para aquelas grandes obras e ao mesmo tempo acudir às necessidades das empresas, principalmente das micro, pequenas e médias a fim de se evitarem mais encerramentos, falências e subsequentes despedimentos.
O que é essencial é conseguir-se manter essas empresas, que empregam milhares de trabalhadores. Não será assim?!

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?