.comment-link {margin-left:.6em;}

sábado, fevereiro 14, 2009

 

A recessão é já oficial

Quase repentinamente o nosso país, que alguns diziam estar tudo bem, fazendo dele um retrato em cor-de-rosa, viu-se a contas com uma muito grave crise económico-financeira.
As empresas, grandes, médias e pequenas, estavam afinal presas por arames frágeis, que partiram provocando um descalabro quanto ao emprego e falências…
E, agora, à pressa o Estado viu-se obrigado a acudir a muitos “fogos”, tentando irritar um mal maior!
Não conseguiu, porém, que a recessão já afectasse a economia do nosso país. O Instituto Nacional de Estatística assim o deu já a conhecer.
Soluções? Não apareceram ainda com eficácia, e, segundo os entendidos, não surgirão tão cedo.
Claro que a crise é global, instalando-se até nos países conhecidos há já muito como os mais ricos, com economias mais sólidas.
É a crise provocada por políticas neoliberais, assentes apenas num capitalismo de casino, na ganância, nos lucros fáceis, nos paraísos fiscais, do consumo desregrado, na falta de controlo do sector financeiro.
Durante anos, foram desprezadas as medidas preconizadas por uma política de esquerda com uma intervenção reguladora do Estado em certos sectores económicos principais.
E é à pressa que em toda a parte se procura uma mudança nas políticas até agora implementadas, cuja falência se verificou já.
Mas, só admira como em Portugal não houve uma previsão atempada da crise, pondo-se em marcha algumas das medidas presentemente tomadas e, sobretudo, adoptando a criação de estruturas fundamentais.
Não era, decerto, falta de dinheiro, pois este, pelo que se está a ver agora havia mesmo, tantos são os muitos milhões já dispendidos pelo Estado!

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?