.comment-link {margin-left:.6em;}

sexta-feira, março 06, 2009

 

O endeusamento

Os elogios demasiados e constantes a alguém que, sobretudo ,ocupe lugares cimeiros são sempre perigosos. Mesmo que se goste muito de determinada pessoa e se queira dar-lhe apoio, há que ter o cuidado de não a envaidecer e de a considerar como indispensável, insubstituível, colocando-a num alto pedestal.
É que tal pode levar ao “ endeusamento” e isso não é aceitável sob pena de quem recebe apenas louvaminhas acabar por cair no quero, posso e mando, no poder absoluto.
E em política o endeusamento é sempre um alto risco, porque pode levar à arrogância, à vaidade e mesmo ao autoritarismo e tirania.
E, quantas vezes, quem é envaidecido, acaba até por não saber distinguir os que o fazem com sinceridade e os que o incensam por mérito interesse.
Quem exerce o poder deve agir com humildade, com vontade de ouvir os outros, disposto a dialogar e a aceitar aqueles que discordam de si mas que podem ter propostas válidas a fazer e que mereçam ponderação.Há, pois, que ter cuidado com os endeusamentos que por aí se vão fazendo até porque, ninguém pode considerar-se como único detentor da verdade, como o melhor de todos, como o intocável.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?