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domingo, março 22, 2009

 

Reflexão

O que levará os jovens estudantes a provocarem distúrbios nas escolas e a achegarem ao ponto de insultarem e agredirem professores?
Não será a falta de autoridade que os docentes têm vindo a sentir num sistema educativo que se tornou em muito permissivo?!
Não será pela consequência que nos alunos tem o desrespeito por verem como são tratados os professores pelas instâncias superiores?!
O que se tem passado no sector da educação é de molde a que cada vez mais se considere devidamente o estatuto próprio dos docentes, o que tem causado um mau ambiente generalizado nas escolas (ainda há dias se conheceram actos de violência em diversas escolas).
Hoje, um professor não usufrui já da dignidade das suas funções, é, sim, alguém a quem o Ministério dá pouca importância, não lhe atribuindo o justo valor como principal protagonista num sector essencial como é o da Educação.
Presentemente, o trabalho de um professor é de quase “ escravatura” tantas são as horas que passam nas escolas, em várias actividades, e depois em casa, na elaboração de relatórios, de actas de reuniões, de testes, na leitura e apreciação de imensos diplomas legais e circulares, etc.
Muito pouco tempo (ou mesmo nenhum) fica para a preparação das lições e para o desempenho das obrigações necessárias no seu agregado familiar.
Mas o mau comportamento dos alunos não resultará também do facto de a família abdicar da sua função educativa, não acompanhando os filhos nos seus deveres escolares mas principalmente não lhes transmitindo regras de boa educação, civismo e correcção?!
Muitos pais, agora, não têm para isso tempo pelas suas ocupações profissionais ou porque não prescindem dos seus próprios prazeres e entretenimentos.
E quantas vezes os folhos ficam entregues a si mesmos, vendo a violência na televisão ou agarrados ao computador durante horas interessando-se mais por maus programas.
O que se tem pretendido com as “ reformas” no sistema educativo, além da menorização da função lectiva, é também fomentar, com facilitismo já existente, que no futuro apareça uma juventude ignorante e, sobretudo, violenta desconhecedora dos melhores princípios éticos.
E tal terá necessariamente consequências graves!

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