.comment-link {margin-left:.6em;}

sábado, março 14, 2009

 

Ricos menos ricos, mas ainda muito, muito ricos!

A crise toca a todos...
Chega-nos a notícia de que quase metade dos detentores de grandes fortunas no mundo sofreu uma redução muito substancial nos seus valores.
Aconteceu, claro, o mesmo em Portugal.
Mas o certo é que continuam os multimilionários a dispor de muito elevados rendimentos.
Preferiram, durante anos, a especulação bolsista, acreditaram que os chamados “paraísos fiscais” os defenderiam sempre, apostaram no lucro fácil e rápido, não investiram em algo de produtivo que pudesse fortalecer as economias dos seus países.
Defenderam e aproveitaram-se do neoliberalismo, do mercado sem controlo, e deixaram-se dominar pela ganância e egoísmo.
Mas, afinal, vieram a ser também vítimas da crise, para a qual contribuiu em grande parte a falta de valores morais que determinou um comportamento censurável e um mau aproveitamento da riqueza.
Alguns dos mais ricos viram, pois, reduzidas a 40% e 50% as suas fortunas.
Foi o “ castigo” para o seu procedimento ganancioso, para o aproveitamento de um capitalismo selvagem que se espalhou por todo o mundo.
É, porém, a esses que ainda hoje vivem sem quaisquer preocupações e mesmo faustosamente que o estado vai dando ajuda, para se evitar um mal pior, como o que tem acontecido nos seus Bancos e empresas.
Enquanto que aos “ mais pequenos” pouco se dá, não bastando para que possam fazer frente às suas graves situações económicas.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?