.comment-link {margin-left:.6em;}

domingo, agosto 23, 2009

 

As eleições no Afeganistão

Como foi possível que os observadores internacionais se tenham decidido a dizer que as recentes eleições presidenciais no Afeganistão decorreram em bom nível democrático?
Num país em que há guerra, em que parte da população ( os talibans) combate diariamente outra parte, através de actos de terrorismo, provocando muitas mortes e destruição de património, como poderá falar-se em democracia?
Sendo já reconhecido que a vários lugares do país não chegaram as urnas às mesas de voto, será isso de somenos importância para aqueles observadores internacionais?
E não foi verdade que tenham morrido mais de uma vintena de pessoas e muitas outras ficaram feridas? Como pode, então, passar-se por cima de tudo isso e aceitar-se que as eleições decorreram em razoável nível democrático?
Acresce que no Afeganistão há leis que discriminam significativamente as mulheres e que o poder instituído persegue e prende arbitrariamente.
Há, realmente, muito, mesmo muito a fazer naquele país para se poder dizer que nele existe um regime democrático, não só quanto a eleições mas também quanto a muitas outras questões.
Destas eleições, pode registar-se apenas: a coragem como milhões de afegãos, apesar das ameaças dos talibans acorreram às urnas.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?