.comment-link {margin-left:.6em;}

domingo, agosto 23, 2009

 

A derrocada de uma falésia em Albufeira

Na praia Maria Luísa em Albufeira ocorreu uma derrocada de parte de uma falésia. E morreram cinco pessoas que ali estavam a gozar o quente sol algarvio, registando-se, ainda, mais três feridos. Féria desastrosas para aqueles que foram apanhados de surpresa pelo desmoronamento daquela arriba. Agora, está a tratara-se de apurar o que terá provocado aquele infausto acontecimento. Já foi dito que aquela zona das falésias, junto à referida praia tinha sido examinada há poucos dias, concluindo os peritos que não oferecia perigo. Porém, o certo é que na que ruiu estava mesmo um sinal a avisar da possibilidade de perigo. Há também quem diga que um sismo, aliás de diminuto grau, que se verificara recentemente na costa algarvia, terá sido a causa do que ocorreu na praia Maria Luísa.
O que se sabe é que há uma grande extensão do litoral português que está a sofrer, de ano para ano, substanciais alterações, tendo já o mar avançado pela terra, nalguns locais cinco metros.
Sabe-se, também, agora que desde 2002 que a UE aconselhou Portugal a que, no seu litoral, se procedesse a uma gestão integrada e à tomada de medidas que afastassem perigos semelhantes ao que ocorreu naquela praia.
Só que, apenas no Conselho de Ministros de quinta-feira passada o assunto foi considerado, aprovando-se uma reforma cujos contornos não se conhecem ainda.
A obra a fazer é, na realidade, premente e urgente.

Comments:
Uma observação relacionada:
http://guimaraes2-observador.blogspot.com/2009/08/sacrossanta-estupidez.html
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?