.comment-link {margin-left:.6em;}

sábado, agosto 15, 2009

 

É já no dia 17!

As listas concorrentes às próximas eleições autárquicas têm que ser entregues no Tribunal da Comarca já na segunda-feira, dia 17. A partir daí, os figueirenses conhecerão os escolhidos para disputarem os órgãos municipais. E devem, então, acabar as meras conjecturas, a adivinhação quanto à composição dessas listas e, principalmente não mais surtirão efeitos as pressões, as influências e mesmo as ameaças de perseguição e de perda de benefícios que, infelizmente, se têm verificado, levando alguns mais receosos a mudar um seu apoio inicial a um partido ou Movimento transferindo-o para outro!
Poderá ter havido críticas, mesmo reacções mais fortes quanto à formação das listas e quanto aos métodos usados, nem sempre transparente, mas, agora, os partidos e os Movimentos concorrentes irão, decerto, esforçar-se por convencer os eleitores, aos quais compete a decisão final através do voto. Oxalá a pré-campanha e a campanha decorram com elevação, com respeito mútuo, com civismo, dando bom testemunho da democracia.
Podem e devem, claro, ser diferentes as opiniões sobre o que há a fazer para o progresso do nosso concelho, mas isso não deve ser motivo para se cair no ataque pessoal, em demagogias ou em promessas que se sabe, de antemão, ser inexequíveis!
Acreditamos que vai haver um confronto forte em que cada candidato defenderá o seu programa de acção e procurará a vitória.
Geralmente, há quem, ao decidir o seu voto, ligue importância aos valores e ideais dos partidos ou dos Movimentos. Porém, o mérito, a experiência política e cívica, porventura já demonstradas e a capacidade de realização dos candidatos devem contribuir essencialmente para a opção a fazer.
E, como já dissemos, impõe-se realizar um debate público entre os líderes das listas, permitindo um melhor conhecimento do que propõem.
Bem desejaríamos que surjam ideias, iniciativas e empreendimentos novos, porque o nosso concelho precisa disso, precisa de um desenvolvimento sustentado assente essencialmente nos pilares do turismo, da cultura e da indústria.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?