.comment-link {margin-left:.6em;}

terça-feira, setembro 15, 2009

 

Parabéns, António Arnaut

Sim, parabéns porque é a ti, meu Bom amigo que se deve a criação do Serviço Nacional de Saúde que hoje comemora 30 anos de existência. É, sem dúvida, a mais importante reforma social resultante do regime democrático que surgiu após o 25 de Abril. E se, quanto a ela, houve a princípio e mesmo depois reacções negativas, motivadas essencialmente pelo receio de alguns ficarem prejudicados nos seus interesses e que sempre consideraram a Saúde como uma mera mercadoria que devia vender-se a bom preço, a verdade é que sempre soubeste vencer essas reacções com a tua habitual e grande coragem, não ligando às muitas críticas severas e injustas.
Porque és humanista, porque sabias as carências que existiam no sector da Saúde a que só os ricos podiam recorrer em caso de doença, deixando-se morrer os pobres à míngua dos necessários cuidados médicos.
O serviço Nacional de Saúde passou a servir por igual todos os portugueses e foi levado ao interior do país com a criação de novos hospitais, que até então se concentravam apenas no litoral.
Com o Serviço Nacional de Saúde que foi cada vez mais melhorado, nenhum português se pode agora queixar da falta de assistência médica.
E a mortalidade infantil desceu consideravelmente e o índice de vida está hoje quase nos 80 anos.
Deves, pois, caro amigo, sentir-te orgulhoso por uma obra que te perpetuará como homem bom, solidário e governante dinâmico e competente.
Nestes 30 anos do Serviço nacional de Saúde mereces bem o respeito e a admiração de todos os portugueses, mormente dos teus amigos como eu que sentem também esse teu justíssimo orgulho.
Um afectuoso abraço, Arnaut

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?