.comment-link {margin-left:.6em;}

sábado, setembro 05, 2009

 

Vítima da “ lei da rolha”?

Mesmo que não se goste do estilo jornalístico de Manuela Moura Guedes não devia ela ser “ corrida” do seu Jornal Nacional de sexta-feira nas circunstâncias e da forma como se quis calar a sua voz na TVI.
A poucos dias das eleições legislativas, depois de já há tempo Sócrates ter criticado pública e severamente a “ perseguição” e o mau tratamento que lhe eram dados naquele programa; depois de o governo ter praticamente cortado relações com aquela estação televisiva; depois de Manuela Moura Guedes ter anunciado estar de posse de uma peça importante e com relevância para o esclarecimento no caso Freeport, peça que iria transmitir precisamente ontem, sexta-feira – depois de tudo isto, a administração daquela empresa televisiva decidiu suspender o Jornal Nacional, afastando, aquela que estava a causar muita incomodidade.
Terá que ficar esta pergunta: foi por mero acaso que se afastou Manuela Moura Guedes? É legítima a suspeita de que foi “ recado” encomendado àquela administração? O procedimento desta é ou não legal e representa ou não uma violação da liberdade de imprensa? A administração já veio esclarecer que era necessário fazer um redimensionamento do programa, razão porque teve que dispensar a apresentadora.
Só que tal foi, pelo menos, muito inoportuno surgindo essa decisão até sem se ouvir a direcção e o conselho de redacção, o que levou os membros desses órgãos a demitirem-se em bloco imediatamente.
Se a “ Prisa” empresa ligada ao partido socialista espanhol, quis evitar que Sócrates e o PS fossem mais atacados neste período eleitoral, andou mal, criando uma situação que não pode agradar ao Secretário-Geral do PS.
Sócrates apesar dos antecedentes havidos não cairia em desejar “ uma ajuda dessa natureza”.
Há, pois, que averiguar bem como tudo isto se passou e a Entidade Reguladora da Comunicação já abriu o respectivo inquérito cujo resultado se espera que seja breve.
É que não pode haver a mínima suspeita de que se está a voltar à censura, de má memória.
Última hora: de Espanha, a “ Prisa” já informou que não teve qualquer interferência no sucedido quanto ao afastamento de Manuel Moura Guedes.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?